Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Minha Saudade


É um sentimento que muitos sentem, outros acham que sentem e alguns raramente o sentem. Confesso que me encaixo no último grupo. Passei um ótimo fim de semana e essa segunda-feira não foi tão inútil. Depois que minha visita partiu, pensei, fuxiquei meu computador, apaguei mais de cem fotos e lembrei do passado. Aquele passado em que eu ria, era animada, me divertia com os outros e não tinha preocupações. Ai sim... Senti saudade. Saudade de quando eu não era influenciada, de quando eu era pouco sensível e não passava da graça da paquera, de quando apenas observava e brincava, curtia o tempo à minha maneira sem pensar nas pessoas ao meu redor e sonhava com o futuro. De quando não sentia saudade e não me importava com o que ou quem não considerasse valer a pena. Saudade de quando era mais racional e limitada, por mim mesma. Mas o que é a saudade, para mim? Saudade é aquele sentimento irracional que machuca assim que chega. Ela aparece na porta de sua casa e nem ao menos pede permissão para entrar. Ela invade de uma forma que consegue afetar, porém é complicado reagir, afinal ela é bela o suficiente para hipnotizar e fazer ignorar a dor. E eu a admiro abestada, às vezes tentando expulsá-la. Não dessa vez. Tentando racionalizar, saudade é quando há uma falta, um vazio, seja por uma vida que mudou ou que desapareceu. É como se fosse um estilo de fuga da realidade, relembrando o passado e desejando que aquele fato continuasse a acontecer no presente. É querer o bom do passado, mesmo que não o fosse na época. Não é simples de explicar, mas, resumindo, é mistura de fuga e desejo, antes e depois. É almejar o que não mais se possui, é descobrir o que era bom, ou quem era importante. E atrevo-me a dizer que a saudade está acompanhada de alguma gota de melancolia, porque não acredito que seja feliz não ter o que se quer. Ter saudades é sonhar com o que já passou. Contudo, gosto de acreditar também que ela não passa de um fruto psicológico inventado por nosso organismo. Confesso que considero um sentimento não muito gostoso, levando em conta seus prós e contras. Talvez por isso resisto e não provoco, além de não pensar tanto no assunto.
Estou certa ou equivocada? Faltou ou falei demais?
O que é a saudade para ti?

Nenhum comentário:

Postar um comentário